segunda-feira, 16 de maio de 2011

PRÓXIMA AULA - ALAN DANTAS COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL




Dia 21/05/2011 (Sábado) retomaremos as atividades com o 2º encontro do módulo de Comunicação Organizacional com o professor Alan Dantas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

HUMOR NO MARKETING

Assim não vale!!

5 DICAS PARA UMA BOA UTILIZAÇÃO DE EMAIL PROFISSIONAL



1.    Seja responsável
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que e-mails são documentos juridicamente válidos e podem sempre depor contra ou a favor de alguma pessoa. Por isso, pense bem antes de escrever bobagens. Use o e-mail com consciência. Você é a imagem da empresa Quando você envia uma mensagem de trabalho, você se torna um porta-voz da empresa. Ou seja, a imagem que as pessoas têm da organização para a qual você trabalha é a sua imagem. Não use termos pejorativos, gírias e frases coloquiais demais. Cuidado com a informalidade. Seriedade e comprometimento têm que partir da postura de qualquer profissional.
2.    Erros de português
Erros de português são inaceitáveis na redação de e-mails corporativos. Conforme falamos acima, você é o representante da empresa e não pode se comprometer por conta de uma distração qualquer. Para evitá-la, leia e releia o que escreveu antes de enviar a mensagem. Com certeza você encontrará frases mal escritas, palavras que não se encaixam e, até mesmo, erros de digitação. Isso é normal e acontece por conta da correria do dia-a-dia. Aproveite essa revisão para corrigir tudo o que encontrar. Esse é um sinal de que, mais do que preocupado com a mensagem, o profissional respeita aquele que irá ler o conteúdo.
3.    Conteúdo indevido
Receber e-mails com piadas, fotos, vídeos, correntes… tudo isso já é muito chato quando acontece nos endereços pessoais, imagine no e-mail do trabalho? Lembre-se que o seu e-mail é mais um espaço de relacionamento profissional. Logo, o funcionário deve usar seu tempo para as tarefas diárias, sem desperdiçá-lo com assuntos desnecessários. Guarde os emoticons, desenhos e caracteres criativos para o e-mail pessoal.
Diminua o risco de má interpretação
Use frases curtas, objetivas, simples e de fácil compreensão. Evite palavras e frases que possam sugerir duplo sentido. Tome cuidado especial com o tom da mensagem a ser enviada. É importante ir direto ao ponto, mas sem ser agressivo. Seja simpático e educado. Nunca é demais.
4.    Cuidado com o campo “para”
Algumas configurações de programas de e-mail possuem uma ferramenta que completa automaticamente o endereço de e-mail do destinatário quando o remetente digita os caracteres iniciais. Muito cuidado. Olhe atentamente este campo para que a mensagem não seja remetida a alguém que não tem nada a ver com o assunto. Previna-se de um constrangimento desnecessário.
5.    Envio de CVs
Nunca, em hipótese alguma, envie seu currículo ou candidatura para uma vaga por meio do e-mail corporativo. Não é bacana para quem envia e muito menos para quem recebe. Demonstra total falta de respeito pela organização para a qual o profissional trabalha. Automaticamente, quem recebe pode pensar que sua atitude pode se repetir no futuro ao ser contratado pela nova empresa. Não se queime no mercado por pouco.

Estratégias devem envolver mídias digitais, diz Simon Clift


REPORTAGEM REVISTA EXAME.

A importância do meio digital e a mudança de comportamento do consumidor deram o tom da palestra do sócio-diretor da Touch Branding e membro da Comunidade Criativa da Berlin School of Creative Leardership, Simon Clift.
O executivo foi o primeiro palestrante da quarta noite da 24ª Semana Internacional da Criação Publicitária, que está sendo realizada em São Paulo.
Clift, que atuou durante 30 anos, na Unilever, destacou em sua apresentação a relevância dos meios digitais em qualquer estratégia de marketing.
Segundo o executivo, muitos casos comprovam que nem sempre um investimento alto, por si só, é sinônimo de sucesso. O retorno com a internet, porém, tem sido tão alto que tem conseguido mudar regras de investimento em todo mundo.
Apesar disso, ele lembra que muitos executivos de grandes empresas e marqueteiros ainda tem resistência em entender a importância desse meio e continuam destinando a maior parte de suas verbas para a televisão.
Segundo ele, antigamente, era muito mais fácil comunicar, pois havia um meio estático, que gerava um comportamento semelhante no telespectador. Atualmente é preciso ententer a web como um veículo que está em constante mutação.
“Antes, a comunicação era de cima para baixo, agora é mais democrática e o consumidor tem muito mais oportunidade e mais transparência no que está assistindo”.
O executivo afirma que nunca a criatividade foi tão importante como hoje e e é exatamente o consumidor que estabelece a pauta que vai ser discutida pelas empresas. Por isso, ele diz que é muito importante ficar atento ao que consumidor está buscando. Segundo Clift, mesmo com verba pequena é possível fazer um bom trabalho.
Gáston Bigio, diretor regional de criação para a América Latina da Ogilvy & Mather, foi o segundo palestrante. O publicitário falou sobre a importância de trabalhar com alegria para se conseguir bons resultados.
Destacou a diferença entre ideias e criações e disse que deve estar no DNA de qualquer profissional querer realizar, fazer acontecer.
Para o diretor, criar é um exercício ativo e pode acontecer a qualquer momento. Ele ressalta que o cliente quer, acima de tudo, que a agência serja original e criativa e traga soluções. 
Bigio diz que o processo de criação, começa muito antes de criar. Ele conta que é preciso ententer o negócio para oferecer ideias criativas.
Para ilustrar a apresentação, ele mostrou cases da agência, como o feito para a Jac Motors, por exemplo, quando a equipe da Ogilvy foi até o Chile conhecer o carro, antes de apresentar seu trabalho no processo de concorrência.
O publicitário ainda falou da necessidade de usar a tecnologia como aliado e da importância da web como parte da estratégia, mas disse que muitas ideias também surgem e não precisam de nenhuma outra ferramenta.