terça-feira, 21 de junho de 2011

RETOMANDO AS ATIVIDADES

No dia 02 de julho do corrente ano, retomaremos as atividades acadêmicas com a disciplina de Metodologia do Ensino Superior com o prof. Wellington Vieira Mendes. Teremos bastante conteúdo a absorver com esse grande professor. Ver Perfil



Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde também é Professor no Campus Avançado Profa. Maria Eliza de Albuquerque Maia - Departamento de Letras. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduaçao da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórios, atuando como docente em disciplinas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Tem experiência no Ensino de Metodologia Científica, Língua Portuguesa, Linguística, com ênfase em Linguística Sistêmico-Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, hipertexto, transitividade e construção de sentidos, em que tem trabalhos publicados e organizados


Att. Prof. Assis
Coordenador de Curso
Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias
Endomarketing Na Sua Empresa

É cada vez mais comum empresas adotarem estratégias de marketing voltada para seu público interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforços para um certo grupo dentro de seus stakeholders e acaba esquecendo de um de seus principais pilares

É cada vez mais comum empresas adotarem estratégias de marketing voltada para seu público interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforços para um certo grupo dentro de seus stakeholders e acaba esquecendo de um de seus principais pilares: os seus colaboradores internos. E é pensando nesses colaboradores e no quanto estes são imprescindíveis para o crescimento e sucesso das empresas, é que muitas delas vêm apostando no Endomarketing. O objetivo do Endomarketing, ou marketing interno, é motivar os funcionários, de modo que eles se sintam parte integrante da empresa, se sintam importantes com o seu trabalho.Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. Há aqueles que dizem que significa toda e qualquer ação de comunicação interna, enquanto há quem acredita que trata-se de ações de incentivo a funcionários. A verdade é que Endomarketing vai muito além do que simplesmente motivar. Claro, que a motivação é tão relevante quanto as metas traçadas e alcançadas. A motivação traz atualização, interação entre marca e produtos e o reconhecimento de um profissional. Mas, deve-se ter em mente que a motivação vem de dentro para fora e o incentivo vai de fora pra dentro e que a motivação depende se o DNA do funcionário está compatível com o da empresa, pois os valores e princípios devem ser parecidos

As empresas se lançam em palestras motivacionais, eventos, café da manhã com o presidente mas, às vezes, se esquecem que estas estratégias não devem ser isoladas ou simplesmente ocasionais. É claro que a empresa deve estimular seus funcionários, mas só isso não é o bastante. Empresas como Google, Microsoft, Apple e Toyota, por exemplo, são conhecidas por possuir o Endomarketing em seu DNA. Estas companhias estimulam seus funcionários através de ações focadas no bem-estar deles o que, conseqüentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes. As empresas primeiramente precisam planejar, pois não basta aplicar estratégias de endomarketing para resolver um problema imediato. Algumas empresas têm em mente que uma estratégia de motivação é Endomarketing quando na verdade é uma ferramenta que precisa de estudo antes de ser aplicada e de tempo para ser assimilada pelos funcionários. Especialistas recomedam que nesta etapa inicial as empresas busquem identificar os pontos fortes e fracos de seus funcionários, para assim terem uma base para implementarem esse sistema.


É preciso ampliar a área de atuação das estratégias aplicadas. Empresas como a Fiat faz com que suas estratégias de marketing interno façam parte não só da vida de seus funcionários, como também de sua família. A empresa oferece festas de bodas para aniversários de casamento e festa de debutantes para as filhas de seus colaboradores. Além do mais, ela trata cada colaborador como se fosse o primeiro cliente da montadora, oferecendo, por exemplo, test-drive aos mesmos. É preciso fazer com que o funcionário tenha orgulho de trabalhar na empresa e que se comprometa com os resultados, além de claro, oferecer qualidade de vida ao mesmo. Cada funcionário deve saber a importância do lugar onde trabalha, bem como sua própria importância, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe.

Ao promover ações de marketing para seus colabordores, as empresas precisam compartilhar a visão da empresa entre eles. Informação é a palavra-chave para essa questão. Quanto mais informado o colaborador estiver, maior o entendimento e a compreensão do papel e da contribuição dele para a empresa. Criar canais e ações de comunicação e de integração dentro da empresa é fundamental para a disseminação de informações e para fazer com os que os funcionários se sintam parte da empresa e do que está acontecendo, além de caminharem na direção dos objetivos empresariais. Utilizar a tecnologia neste sentido pode ser uma ótima opção, pois ela permite que o processo de comunicação seja mais flexível e rápida entre as equipes e seus gestores. Outra estratégia que deve ser utilizada é o treinamento de funcionários, que auxiliam na capacitação dos mesmos, ao mesmo tempo que permite que estes se sintam mais interligados com o seu trabalho e melhor preparado para exercer suas funções.

As empresas devem ter em mente que o endomarketing é um elemento imprescindível para o sucesso da empresa e para o crescimento dos negócios. A confiança do público, tanto interno como externo, é uma consequência direta do endomarketing. Como o próprio Kotler já dizia, o marketing interno deve anteceder o marketing externo. As empresas que souberem adotar estratégias de marketing interno, de forma planejada e embasada, só têm a sair ganhando.

Fonte: Artigos - RHPortal

sexta-feira, 17 de junho de 2011



Bom Dia!

Conforme combinado, segue abaixo o link para acesso a todo material utilizado em sala pelo Prof. Alan Dantas na disciplina: Comunicação Organizacional

http://www.4shared.com/file/uuPtDD4n/Hotmail_2.html

Att. Prof. Assis Cunha
Coordenador de Curso
Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias

segunda-feira, 13 de junho de 2011



Em virtude das festividades juninas que acontecem em nossa cidade, a secretaria do curso de Pós-Graduação da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias, Assú/RN, resolve suspender suas atividades no período de 12 a 30 de junho do corrente ano. As atividades serão retomadas no dia 02 de julho, com a disciplina de Metodologia do Ensino Superior, com o prof. Welington Vieira Mendes.

Obs: O referido recesso NÃO irá prejudicar o cumprimento do nosso calendário de conlusão do curso

Atenciosamente
Prof. Francisco Assis da Cunha Neto
Coordenador de Curso
Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias

sexta-feira, 10 de junho de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

PALESTRA SOBRE LOGÍSTICA


Visando uma maior integração entre a teoria e a prática nos cursos de graduação de Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias, a CONADM empresa júnior de consultoria desta faculdade estará realizando no próximo dia 10 de junho do corrente ano, a partir das 19:30 nas dependências do seu auditório uma palestra com Marcos Santos, coordenador de compras, que irá falar sobre a realidade e vivência no setor de compras, materiais e logística da Haliburton.


REALIZAÇÃO:
CONADM e a Turma do 5º período de ADMINISTRAÇÃO da FCNSV.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

 
PIB X DESENVOLVIMENTO



Apesar de não possuir dados estatísticos de pesquisas, posso inferir que a maioria dos brasileiros tem seu conceito formado sobre PIB com base no que a forte mídia passa. A mídia demonstra de forma seca e simplista que: se o PIB sobe o nosso país vai bem, mas se o PIB cai nosso país vai mal. Antes de acreditar nessa farsa devemos lançar um olhar crítico sobre o que realmente nos diz esse indicador econômico chamando PIB.

Os editores de uma das revistas de maior circulação no país, revista Veja, conceituam o PIB como sendo:

O principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.

Tomando como base esse conceito retirado da Revista Veja, e que é adotado, de uma maneira geral, por todas as demais entidades econômicas, ou não, interessadas neste indicador, podemos observar que ele leva em conta apenas o valor da produção e desconsidera, de maneira fria e seca, a forma como esses bens foram produzidos. Não observamos, no conceito deste indicador, nada que se refira aos conceitos de eficiência no sentido socioambiental da palavra, ou seja, esse indicador desconsidera os impactos socioambientais que essa produção causou para se chegar a essa elevação “positiva do PIB”.

Assim sendo, o PIB quando elevado não mostra, de fato, se um determinado país ou região está crescendo, partindo do conceito de que o crescimento deva ocorrer de forma sustentável e em todas as áreas desse país ou região onde se calculou o PIB. Até que ponto podemos dizer que existe crescimento em um país, se observarmos a elevação do subemprego, a falta de oferta, de qualidade, dos serviços básicos com saúde, educação e segurança, como podemos considerar que um país está crescendo em detrimento do meio ambiente?

Deixo aqui minhas palavras para que possamos lançar um olhar crítico sobre o que, de fato, podemos considerar crescimento e desenvolvimento de um país ou região.

Autor:
Prof. Assis Cunha
Coordenador de Curso
Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias
apice-consultoria@hotmail.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Atividade Avaliativa - Comunicação Organizacional

Caros alunos... Saudações Acadêmicas!

Segue, para download, a atividade avaliativa referente ao módulo COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, ministrado por mim no mês de maio.
Vocês têm o prazo de 15 dias a contar desta data para a entrega do trabalho na secretaria da Pós-Graduação ou no meu e-mail: alanfilosofia@yahoo.com.br

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA AVALIAÇÃO

Atenciosamente,
Prof. Alan Dantas.

Globalização, Marketing Internacional e Corporativo - Donwload de Material da Aula

Bom Dia!

Segue abaixo link para baixar todo o material a ser utilizado na nossa próxima aula (04/06/2011)

https://rapidshare.com/files/3650117479/MaterialP__s.rar

Até a aula!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Próxima Aula - 04/06/2011 (sábado) - Globalização e Marketing Internacional

PATRÍCIA MAIA

Graduada Ciências Administrativas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas Pós graduada em Gestão Avançada de Negócios . Certificada Internacionalmente em Professional e Self Coah pelo IBC e ECA. Atualmente é Consultora de Negócios e Administração. Ex- Diretora Comercial da Estácio de Sá em Natal, multiplicadora Nacional de equipes da Estácio. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, Marketing e Administração. Consultora empresarial para desenvolvimento de equipes comerciais. Experiência em desenvolvimento de produto e criação de planos de marketing, sendo interface entre empresas e agências de publicidade. Experiência em Gestão Pública com Diretora Administrativa e Geral do Hospital Centenário de Pau dos Ferros.