segunda-feira, 6 de junho de 2011

 
PIB X DESENVOLVIMENTO



Apesar de não possuir dados estatísticos de pesquisas, posso inferir que a maioria dos brasileiros tem seu conceito formado sobre PIB com base no que a forte mídia passa. A mídia demonstra de forma seca e simplista que: se o PIB sobe o nosso país vai bem, mas se o PIB cai nosso país vai mal. Antes de acreditar nessa farsa devemos lançar um olhar crítico sobre o que realmente nos diz esse indicador econômico chamando PIB.

Os editores de uma das revistas de maior circulação no país, revista Veja, conceituam o PIB como sendo:

O principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.

Tomando como base esse conceito retirado da Revista Veja, e que é adotado, de uma maneira geral, por todas as demais entidades econômicas, ou não, interessadas neste indicador, podemos observar que ele leva em conta apenas o valor da produção e desconsidera, de maneira fria e seca, a forma como esses bens foram produzidos. Não observamos, no conceito deste indicador, nada que se refira aos conceitos de eficiência no sentido socioambiental da palavra, ou seja, esse indicador desconsidera os impactos socioambientais que essa produção causou para se chegar a essa elevação “positiva do PIB”.

Assim sendo, o PIB quando elevado não mostra, de fato, se um determinado país ou região está crescendo, partindo do conceito de que o crescimento deva ocorrer de forma sustentável e em todas as áreas desse país ou região onde se calculou o PIB. Até que ponto podemos dizer que existe crescimento em um país, se observarmos a elevação do subemprego, a falta de oferta, de qualidade, dos serviços básicos com saúde, educação e segurança, como podemos considerar que um país está crescendo em detrimento do meio ambiente?

Deixo aqui minhas palavras para que possamos lançar um olhar crítico sobre o que, de fato, podemos considerar crescimento e desenvolvimento de um país ou região.

Autor:
Prof. Assis Cunha
Coordenador de Curso
Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias
apice-consultoria@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário